Casas assim, construídas em lagos e rios, eram muito comuns na Escócia e na Irlanda durante a Idade do Ferro (de +- 700 a.C a +- 500 d.C.).
Eram uma forma tanto de se proteger de predadores (naquela época, existiam lobos e ursos por aqui) quanto de liberar espaço de terra para cultivo de alimentos e pastagem de animais.
Um projeto de arqueologia experimental recriou uma dessas casas, conhecidas como “crannogs” e outros artefatos da época, dando origem ao “Scottish Crannog Centre” que é esse lugar incrível que permite vislumbrar um pouco da vida local na Idade do Ferro.
Mas, há três semanas, uma tragédia aconteceu: o crannog foi destruído por um incêndio acidental. Um destino que, aliás e ironicamente, muitos crannogs originais também devem ter tido.
A primeira foto é de 2019, e mostra como era. As outras são da semana passada.
Apesar de o crannog não existir mais, a visita ao local ainda vale a pena, principalmente pra quem ama história e arqueologia. No museu, estão os artefatos originais. Guias bem preparados mostram como as pessoas faziam vasos de cerâmica, tecidos coloridos, farinha de grãos, canoas, etcs. E o visitante pode botar “a mão na massa” e testar também. Fiz um vaso e macerei grãos de cevada em uma pedra. Também provamos um pão com receita da época.
Existem várias oficinas e cursos também, inclusive uma que ensina a derreter, moldar e trabalhar peças de ferro como na época. Tem também uma de culinária pré-histórica que acho que preciso fazer, tanto pelo interesse arqueológico quanto por ser esse meu nível de capacidade culinária atual !!
Vão precisar de dinheiro para conseguir reconstruir o crannog, onde aconteciam sessões especiais com música e contações de histórias. Então, se você estiver na Escócia, visite para dar uma força!
Scottish Crannog Centre, Kenmore PH15 2HY.
Daiane
Gostei da arquitetura do/a crannogl!! mas que pena que pegou fogo.