Quando pensamos em Halloween hoje, a imagem costuma ser bastante específica: abóboras iluminadas, fantasias, monstros, casas decoradas e crianças percorrendo as ruas atrás de doces. Mas o Halloween celebrado na Escócia há mais de 240 anos podia ser bem diferente.

Em 1785, Robert Burns escreveu Halloween, um poema que até hoje nos serve como uma janela para entender como essa noite era vivida na Escócia de sua época.

Burns não se limita a criar uma cena literária. Ao longo do poema e de suas notas explicativas, ele registra costumes, superstições e rituais praticados entre a população rural do oeste da Escócia. O resultado é um retrato particularmente interessante de uma noite de Halloween no final do século XVIII.

Uma noite de fadas, bruxas e outros seres sobrenaturais

Burns começa o poema evocando as fadas, que aparecem dançando sobre os pequenos morros verdes de Cassilis Downans, em Ayrshire, e atravessando a paisagem sob a luz da lua.

Em uma nota ao poema, ele explica que Halloween era considerada uma noite em que bruxas, demônios e outros seres perigosos estariam à solta. Segundo a tradição que ele registra, essa também seria a noite do grande encontro anual das fadas.

Esse imaginário sobrenatural, porém, era apenas uma parte da celebração.

Boa parte das brincadeiras e rituais descritos por Burns tinha uma preocupação bastante mais terrena: descobrir com quem se iria casar, como seria essa pessoa e o que o futuro reservava.

Arrancar uma couve para descobrir o futuro marido

Um dos costumes descritos por Burns começava na plantação de couves.

A pessoa deveria entrar no local no escuro, fechar os olhos e arrancar a primeira planta que encontrasse. A aparência da couve poderia revelar características do futuro marido ou esposa.

Se fosse alta ou baixa, reta ou torta, essas características seriam interpretadas como pistas sobre a aparência do futuro parceiro. A quantidade de terra presa à raiz poderia indicar riqueza, e até o gosto do talo serviria para tentar prever seu temperamento.

Era uma espécie de adivinhação amorosa feita com o que estivesse disponível na paisagem rural.

Duas nozes para descobrir se o romance daria certo

Outro costume envolvia duas nozes.

Cada uma recebia o nome de uma pessoa e ambas eram colocadas juntas no fogo. A forma como queimavam era interpretada como uma previsão do futuro daquele relacionamento.

Se queimassem tranquilamente lado a lado, o sinal era favorável. Se uma delas estalasse, saltasse ou se afastasse da outra, o futuro do romance parecia menos promissor.

No poema de Burns, essas brincadeiras são acompanhadas de risadas, provocações e paquera, o que mostra que nem todos esses rituais eram necessariamente vividos com absoluta seriedade.

Um novelo lançado no escuro

Algumas das práticas descritas por Burns parecem bem mais inquietantes aos olhos de hoje.

Em uma delas, uma jovem deveria ir sozinha até um local escuro, lançar um novelo de fio azul e começar a enrolá-lo de volta. Quando sentisse algo segurando a outra ponta, deveria perguntar quem estava ali.

A resposta deveria revelar o nome de seu futuro marido.

No poema, Merran tenta realizar o ritual, mas fica tão apavorada com a possibilidade de que quem estivesse segurando o fio fosse o próprio diabo que foge antes de descobrir.

Comer uma maçã diante do espelho

Outro costume envolvia uma maçã e um espelho.

A jovem deveria comer a fruta diante do espelho esperando ver aparecer, refletido atrás dela, o rosto de seu futuro parceiro.

A cena no poema tem um tom quase cômico: quando uma das meninas anuncia que pretende experimentar o ritual, a avó reage horrorizada e avisa que pessoas que mexem com esse tipo de coisa podem acabar vendo algo que prefeririam não ter visto.

Sementes de cânhamo e um susto causado por um porco

Burns também descreve um ritual em que se deveriam semear sementes de cânhamo enquanto se repetia uma fórmula para que a futura amada aparecesse seguindo a pessoa.

No poema, Jamie decide provar que aquelas superstições não passam de bobagem.

Ele sai sozinho, realiza o ritual e logo começa a ouvir guinchos, gemidos e grunhidos atrás dele. Entra em pânico e sai correndo.

O suposto ser sobrenatural que vinha em sua direção era apenas um porco.

Essa cena ajuda a entender o tom do próprio poema. Halloween não é simplesmente um catálogo de crenças assustadoras. É também uma descrição divertida de uma comunidade reunida, brincando, provocando uns aos outros e se assustando com as próprias superstições.

Um Halloween diferente do nosso

O que chama atenção ao ler Burns hoje é o quanto aquele Halloween é diferente da imagem que normalmente associamos à data.

A aparência moderna do Halloween foi se formando ao longo dos séculos seguintes. Na própria Escócia, outras tradições, como o guising e as lanternas feitas de nabo, também fizeram parte da celebração. Mais tarde, principalmente na América do Norte, algumas dessas práticas foram se transformando e se misturando a outras tradições. As abóboras substituíram os nabos, e o Halloween ganhou progressivamente a estética que reconhecemos hoje.

Por isso o poema de Robert Burns é tão interessante.

Ele nos deixa espiar uma noite de Halloween escocesa de mais de 240 anos atrás, quando bruxas e fadas faziam parte do imaginário da noite, mas as grandes preocupações continuavam sendo surpreendentemente humanas: amor, casamento, sorte e aquilo que o futuro poderia trazer.

………     ……..    ………

Segue o poema “Halloween”, de Robert Burns, em português”:

Halloween

Robert Burns, 1785

Epígrafe — Goldsmith

Sim! Que os ricos zombem, que os orgulhosos desprezem
os simples prazeres da gente humilde;
para mim é mais querido, mais próximo de meu coração,
um encanto nativo do que todo o brilho da arte.


Naquela noite, quando as leves fadas
dançam sobre Cassilis Downans,
ou atravessam os campos em esplendor,
galopando em seus ágeis cavalos;
ou quando o grupo segue para Colean,
sob os pálidos raios da lua,
para vagar pela gruta,
entre pedras e riachos,
divertindo-se naquela noite;

Entre as belas margens sinuosas,
onde o Doon corre claro, serpenteando;
onde Bruce certa vez comandou as fileiras de guerreiros
e brandiu sua lança de Carrick;
alguns alegres e amistosos camponeses
reuniram-se
para queimar suas nozes, arrancar suas couves
e celebrar seu Halloween
cheios de alegria naquela noite.

As moças, bem-arrumadas e asseadas,
mais bonitas do que quando muito enfeitadas;
seus rostos alegres mostravam com doçura
corações leais, calorosos e gentis.
Os rapazes também estavam elegantes,
com seus enfeites de pretendentes bem presos às ligas;
alguns muito tímidos, outros muito falantes,
fazendo o coração das moças
bater depressa naquela noite.

Então, antes de qualquer outra coisa,
foram procurar suas couves.
Fecharam os olhos, tatearam e escolheram,
procurando as grandes e retas.
O pobre e simplório Will perdeu o rumo,
vagou pelo meio das couves
e, sem opção melhor, arrancou
um talo parecido com o rabo de uma porca,
de tão torto que estava naquela noite.

Retas ou tortas, com terra ou sem terra,
todos gritavam e riam ao mesmo tempo.
Até as criancinhas corriam, cambaleando,
com os talos sobre os ombros.
E, para descobrir se o miolo era doce ou azedo,
provavam-no com seus pequenos canivetes.
Depois, cuidadosamente,
colocavam os talos acima da porta,
para que ficassem ali naquela noite.

As moças escaparam de perto dos outros
para arrancar seus talos de aveia;
mas Rab saiu sorrateiramente
e se escondeu atrás do grande espinheiro.
Agarrou Nelly com força;
as outras moças gritaram alto.
E ela quase perdeu o grão do topo de seu talo
enquanto se aconchegava no esconderijo de palha
com ele naquela noite.

As nozes cuidadosamente guardadas pela velha dona da casa
foram distribuídas entre todos,
e o destino de muitos rapazes e moças
seria decidido ali naquela noite.
Algumas acendiam tranquilamente lado a lado
e queimavam juntas perfeitamente;
outras saltavam para longe, orgulhosas,
e voavam por cima da chaminé,
bem alto naquela noite.

Jean colocou duas nozes no fogo, observando com atenção;
de quem eram, não quis contar.
“Esta é Jock, e esta sou eu”,
disse apenas para si mesma.
Ele queimou sobre ela, e ela sobre ele,
como se nunca mais fossem se separar;
até que, de repente, ele saltou pela chaminé,
e Jean ficou com o coração dolorido
ao ver aquilo naquela noite.

O pobre Willie, com seu torto talo de couve,
foi queimado junto com a afetada Mallie;
e Mary, sem dúvida, ficou ofendida
por ser comparada a Willie.
A noz de Mall saltou com um ar orgulhoso
e acabou queimando o próprio pé dela;
enquanto Willie pulava e jurava
que era exatamente daquela maneira
que queria que as coisas ficassem naquela noite.

Nell ainda pensava no encontro no esconderijo;
colocou a si mesma e Rob no fogo.
Numa chama amorosa, as duas nozes uniram-se docemente,
até se consumirem juntas em cinzas brancas.
O coração de Nell dançou de alegria diante daquilo;
ela cochichou para Rob olhar.
Rob, escondido, provou a bela boca dela,
bem aconchegado num cantinho,
sem ser visto naquela noite.

Mas Merran estava sentada atrás deles,
pensando em Andrew Bell.
Deixou os outros conversando
e escapou sozinha.
Atravessou o quintal pelo caminho mais curto
e foi até o forno de secagem de grãos;
no escuro, tateou as vigas
e lançou para dentro o novelo de fio azul,
morrendo de medo naquela noite.

Ela enrolava o fio e suava,
e certamente não estava brincando,
até que alguma coisa, lá dentro, segurou a outra ponta.
Meu Deus, como ela tremia!
Mas se era o próprio diabo,
a ponta de uma viga,
ou Andrew Bell,
ela não ficou tempo suficiente para conversar
e perguntar naquela noite.

A pequena Jenny disse à avó:

“Você vem comigo, vovó?
Vou comer diante do espelho
a maçã que ganhei do tio Johnnie.”

A velha deu uma tragada tão furiosa em seu cachimbo,
tão tomada pela indignação,
que nem percebeu quando uma brasa
queimou seu bonito avental novo de lã
naquela noite.

“Sua pequena peste!
Eu desafio você a fazer uma brincadeira dessas,
a procurar o Maligno em algum lugar
para que ele lhe revele sua sorte!
Sem dúvida você poderá ver alguma coisa,
e tem bons motivos para temer isso;
pois muita gente já levou um susto
e viveu e morreu fora de si
por causa de uma noite dessas.

Uma colheita antes de Sheriffmuir,
lembro como se fosse ontem,
eu era apenas uma menina
e certamente ainda não tinha quinze anos.
O verão tinha sido frio e molhado,
e as plantações estavam terrivelmente verdes;
mas tivemos uma alegre festa da colheita,
e ela caiu justamente no Halloween
naquela noite.

Nosso chefe dos ceifeiros era Rab M’Graen,
um sujeito esperto e forte.
Seu filho engravidou Eppie Sim,
que morava em Achmacalla.
Ele pegou sementes de cânhamo, lembro muito bem,
e tratou aquilo como uma grande bobagem;
mas por muitos dias ficou transtornado,
de tão terrivelmente assustado que havia ficado
naquela mesma noite.”

Então levantou-se o briguento Jamie Fleck
e jurou por sua consciência
que seria capaz de semear uma medida inteira de cânhamo,
pois aquilo tudo não passava de bobagem.
O velho dono da casa pegou o saco
e lhe deu um punhado;
depois mandou que escapasse sem ser percebido,
num momento em que ninguém o visse,
e experimentasse naquela noite.

Ele marchou entre os montes de cereais,
embora já estivesse um pouco inquieto;
pegou um forcado para usar como grade
e o arrastou atrás de si.
E, de tempos em tempos, dizia:

“Semente de cânhamo, eu te semeio;
e aquela que há de ser minha moça,
venha atrás de mim
e te arranque
depressa esta noite.”

Ele assobiou a Marcha de Lord Lennox
para manter a coragem;
embora seus cabelos já começassem a se arrepiar,
de tão assustado e inquieto que estava.
Até que, de repente, ouviu um guincho,
depois um gemido e um grunhido.
Olhou por cima do ombro
e caiu dando uma cambalhota,
rolando naquela noite.

Soltou um grito horrível, como se alguém estivesse sendo assassinado,
em completo desespero.
Jovens e velhos vieram correndo
para ouvir o relato da desgraça.
Ele jurava que tinha sido Jean M’Craw, a manca,
ou Merran Humphie, toda encurvada,
até que, vejam só, ela trotou pelo meio de todos eles.

E quem era?

A porca,
passeando naquela noite!

Meg bem queria ir até o celeiro
para peneirar três medidas de coisa nenhuma;
mas não tinha muita confiança
em encontrar o diabo sozinha.
Deu ao pastor algumas nozes
e duas maçãs de faces vermelhas
para que ficasse de vigia enquanto ela ia ao celeiro,
na esperança de ver Tam Kipples
naquela mesma noite.

Girou a chave cuidadosamente
e aventurou-se sobre a soleira;
mas primeiro chamou Sawnie,
e só então entrou corajosamente.
Um rato correu fazendo barulho pela parede,
e ela gritou: “Senhor, proteja-me!”
Depois saiu correndo por cima do monte de esterco e de tudo mais,
rezando com zelo e fervor,
a toda velocidade naquela noite.

Empurraram Will para fora, depois de muitos conselhos,
prometendo-lhe que apareceria uma bela mulher.
Por acaso, o monte de palha que ele mediu três vezes com os braços
estava escorado com madeira porque se inclinava.
Ele tomou um velho pedaço retorcido de carvalho do brejo
por alguma velha horrível e sombria;
soltou um grito e deu-lhe um golpe,
até arrancar a pele das próprias mãos
naquela noite.

Leezie era uma viúva atrevida,
alegre como um gatinho;
mas, ah!, naquela noite, entre os arbustos,
levou um susto terrível.
Atravessou os espinheiros, passou pelo monte de pedras
e correu por cima da colina,
até o lugar onde as terras de três proprietários
se encontravam junto a um riacho.
Estava decidida a mergulhar ali
a manga esquerda de sua camisa
naquela noite.

Às vezes o pequeno riacho saltava sobre uma queda-d’água,
serpenteando pelo vale;
às vezes contornava uma face rochosa;
às vezes formava uma pequena poça.
Ora brilhava sob os raios da noite,
cintilando e dançando;
ora desaparecia sob as encostas,
debaixo das aveleiras abertas,
invisível naquela noite.

Entre as samambaias da encosta,
entre ela e a lua,
o diabo — ou talvez apenas uma novilha que vivia ao relento —
levantou-se e soltou um mugido.
O coração da pobre Leezie quase saltou do peito;
ela pulou quase à altura de uma cotovia,
mas perdeu o equilíbrio e, dentro da poça,
mergulhou até acima das orelhas,
com um grande splash
naquela noite.

Em ordem, sobre a pedra limpa da lareira,
três tigelas foram colocadas;
e a cada tentativa tomava-se grande cuidado
para que suas posições fossem devidamente trocadas.
O velho tio John, que desejava
as alegrias do casamento desde o ano da rebelião de Mar,
por ter tirado três vezes a tigela vazia,
jogou todas elas no fogo
furioso naquela noite.

Com canções alegres e conversas amistosas,
ninguém se cansou;
histórias extraordinárias e piadas engraçadas
faziam daquela diversão algo simples e alegre.
Até que sowens com manteiga, fumegantes e cheirosos,
puseram todas as bocas em movimento.
Depois, com um copo de bebida forte compartilhado entre amigos,
cada um tomou seu caminho, animado,
cheio de alegria
naquela noite.