Quando escrevi o post sobre o círculo de pedras que visitei em Aberdeenshire, mencionei um tal “direito de vagar”. Muita gente me pediu pra explicar melhor o que é isso. Posso ter passado a impressão que esse direito me autoriza a sair pulando cercas e invadindo propriedades privadas Escócia afora, mas a coisa não é bem assim.
O direito de vagar (em inglês: the freedom to roam), ou também chamado, em alguns países nórdicos, de “everyman’s right” , é o direito do público em geral a acesso a terras públicas ou privadas para recreação e exercício. Ele parte do pressuposto de que todas as pessoas têm o direito de desfrutar das belezas naturais do país, como por exemplo da vista do topo de uma montanha ou uma praia isolada. E se, para chegar até o topo dessa montanha ou até essa praia, a pessoa precisar passar por território privado, então ela tem esse direito, desde que siga as regras do Código e o faça com educação e bom senso.
Esse é um direito muito antigo no norte da Europa, e também existe em países como Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Estônia, Letônia, Lituânia, etcs. Ele é mais ou menos restritivo dependendo das leis de cada local. Na Suécia, por ex, pode-se inclusive acampar dentro um terreno privado (desde que, claro, respeitando algumas regras).
O Código de Acesso ao Ar Livre Escocês garante que todos tenham direitos de acesso estatutários à maior parte do país ao ar livre, se esses direitos forem exercidos de forma responsável, com respeito à privacidade, ao meio-ambiente, à segurança e aos meios de subsistência das pessoas.
O Código baseia-se em três princípios fundamentais:
1. Respeite os interesses de outras pessoas
Atuar com cortesia, consideração e conscientização é muito importante. Se você estiver exercitando seus direitos de acesso, certifique-se de respeitar a privacidade, segurança e meios de subsistência daqueles que vivem ou trabalham no exterior e as necessidades de outras pessoas que gostam do ar livre.
2. Cuide do meio ambiente
Se você estiver exercitando direitos de acesso, cuide dos lugares que visita e deixe tudo do jeito que encontrou.
3. Assuma a responsabilidade por suas próprias ações
Se você estiver exercitando direitos de acesso, lembre-se de agir com cuidado em todos os momentos para sua própria segurança e a de outros.
Ou seja, resumidamente, a pessoa só tem direitos de acesso se os exercer de maneira responsável e respeitar as restrições estabelecidas.
Os principais locais onde os direitos de acesso não se aplicam são:
• casas e jardins;
• terras cultivadas;
• escolas;
• esportes ou campos de jogo quando estes estão em uso e onde o exercício dos direitos de acesso atrapalharia esse uso (por ex, você pode atravessar um campo de golfe desde que não interfira com nenhum jogo de golfe);
• lugares como aeródromos, ferrovias, locais de telecomunicações, bases e instalações militares, pedreiras e canteiros de obras;
• atrações para visitantes ou outros lugares que cobram por entrada.
Os direitos de acesso não se estendem a:
• estar ou atravessar terra cometer qualquer ato ofensivo, como roubo, violação da paz, incômodo, caça furtiva, permitir que um cão perturbe outros animais, deixar lixo, poluir a água ou perturbar certas aves selvagens, animais e plantas;
• caça, tiroteio ou pesca;
• qualquer forma de recreação ou passagem motorizada;
• tirar qualquer coisa da terra com propósitos comerciais.
O Código também estabelece o direito de acampar em qualquer território público, como parques, praias, montanhas, beiras de rios e lagos, desde que se respeite as mesmas restrições de locais, as mesmas regras de conduta e com tempo limitado a poucos dias.
Para quem quiser saber mais, segue o link com mais informações, em inglês:
Mad About Travel - Blog de viajes por Escocia
Buen artículo! Aunque mi portugués no es perfecto he entendido super bien lo que contáis 😉
Un saludo de una catalana que vive en Edimburgo
Anelise
Hola!!
Gracias e saludos desde Fife! 😉
Elizabeth
Olá, tudo bem? Seu blog é muito interessante! Quando terá um novo post?
Sou doida pra conhecer a Escócia e tenho muito interesse no assunto. Bjão obrigada!
Anelise
Oi Elizabeth!! Obrigada!!! Eu realmente ando relapsa com os posts, mas tem uns dois aqui no forno, vou dar um jeito de “assá-los” logo! 😉
Abraços!!
Adhemerval Zanella Junior
Olá! Parabéns pelo post. Gostei muito. A Escócia parece ser um país lindo para se visitar.
Anelise
Oi! Obrigada pelo comentário. Sim, a Escócia é linda!
Rebecca
❤ Escócia ❤