Preciso começar este post informando – para quem ainda não sabe – que Craigh na Dun não existe! Foi um lugar inventado pela autora de Outlander. O círculo de pedras foi construído em isopor para as filmagens, em uma colina de Kinloch Rannoch, em Perthshire (e não em Inverness).
Aliás, se Craigh na Dun existisse mesmo, eu não estaria aqui escrevendo. A julgar pelo sucesso da série e pela quantidade de mulheres loucas para viajar no tempo e encontrar um highlander sósia do Jamie (já aviso que dentes perfeitos serão improváveis), eu estaria agora com uma banquinha montada lá, distribuindo senhas de acesso à pedra principal e fazendo fortuna vendendo antibióticos para as viajantes. Porque é sempre uma má ideia ir para o passado sem uns remedinhos modernos no bolso…
Enfim, vamos acabar de vez com essa ilusão: Craigh na Dun é fake.
Mas não se aflijam, pessoas desiludidas com o século XXI, porque existem centenas de outros círculos de pedra por toda a Escócia. E aye, existem muitos mistérios associados a eles. A ideia de viagem no tempo nesses locais não é nova. Histórias antigas falam em distorções perceptivas, perda de memória e acesso a outras dimensões. E afinal, se existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa filosofia, então por que não viajar no tempo?
No final de semana, eu estive na região de Aberdeenshire, que possui uma concentração de círculos de pedra fora do comum. São cerca de 175 registrados, mas como muitos foram destruídos com o tempo, restam uns 100 inteiros. Visitei um que se chama Tyrebagger, e fica perto de Aberdeen. Eu pretendia visitar outros, mas me deparei com alguns contratempos. Aliás, não espere vir para cá visitar círculos de pedra e encontrar uma ordem inglesa, com estacionamento perto ou placas indicando perfeitamente o local… Não, meus amigos, aqui na Terra dos Scots a coisa é na raça mesmo. Quer chegar no círculo? Prepare-se para aventuras.
Pra começar, Aberdeen me recebeu com essa temperatura:
Para chegar em Tyrebagger, eu primeiro tive que caminhar uns 30 minutos nessa estrada de chão meio congelada. O acesso de carro era proibido.
Então imaginem, caminhada no frio, beleza, faz bem pra pele (espero!). Aí tive que virar em outra estrada menor, e no final dela havia um portão fechado.
E aí eu pulei o portão, claro. E antes que vocês achem que isso foi errado da minha parte, saibam que na Escócia existe o chamado “direito de vagar”, que explicarei em outra ocasião, mas ele basicamente me autoriza a pular portões.
E eis que, voilà, le cercle de pierres:
Talvez eu seja apenas uma deslumbrada que acha tudo lindo (como já me disseram), mas gente, é lindoooo!!! Indescritível a emoção que sinto quando estou em lugares assim. A paz, o silêncio, e os 4.000 anos de existência ali, na minha frente. Mas eu tive que sair da minha contemplação arqueológica para fazer O TESTE. Teria este círculo o poder de me transportar no tempo? Minha mente científica quis saber. E eu tentei:
Toquei em todas as pedras, abracei algumas, só faltou me jogar no chão de joelhos, erguer as mãos para o céu e gritar “ME LEVEM!!” em gaélico, mas eu lembrei que estava sem antibióticos na bolsa e que também não falava gaélico, então deixei pra lá. Enfim, se a intenção é viajar no tempo, eu acabo de poupá-los de um esforço: podem tirar Tyrebagger da lista.
Um tempo atrás, eu visitei um outro local que dizem ter inspirado a autora de Outlander, porque fica perto de Inverness e é cheio de histórias estranhas. Se chama Clava Cairn, também tem cerca de 4.000 anos, e é na verdade uma coleção de círculos e de monumentos de pedra.
Esse é considerado um dos locais mais misteriosos da Escócia, com teorias que vão desde viagens por outras dimensões até abduções alienígenas. Muitos turistas também relatam sentir energias estranhas em Clava Cairn.
As histórias antigas dizem que esses locais são de propriedade do mundo espiritual, e que os espíritos se irritam com interferências humanas nos círculos. Um turista belga sentiu essa fúria de perto quando, ao visitar Clava Cairn, resolveu levar uma pedrinha para casa, como lembrança. Um tempo depois, o Escritório de Turismo de Inverness recebeu uma caixa com a pedra e uma carta anônima em que ele contava que a pedra havia amaldiçoado a sua vida e a sua família, em uma série de acontecimentos terríveis que teriam acontecido desde que ele pegou a pedra. Ele não tinha coragem de voltar a Clava Cairn para devolvê-la, e dizia, na carta, “Eu sei que vocês provavelmente estão rindo de mim, mas enquanto riem, vocês podem por favor colocar a pedra de volta no lugar?”
Ou seja, yo no creo en las brujas, pero si las hay, están en Escocia! Pode apostar!😉
Saiba mais:
BBC: As estranhas origens dos círculos de pedras (em inglês).
Notícia sobre o “turista amaldiçoado” de Clava Cairn (em inglês).
http://vidanaescocia.com.br/index.php/2016/05/07/circulos-de-pedras/
Deborah
Excelente texto! Adorei!
Anelise
Obrigada!! 🙂
Magda Cristina Pereira
Amei o texto sou uma terna sonhadora, que é bem capaz de atravessar as pedras e ainda encontrar um Harland como James ano que vem vou a Escócia e sem… Sombras de dúvidas irei por toda ela.
Vera
Gostei da história das Pedras..
Não tenho vontade nenhuma de fazer essas viagens,só pra saber se existem mesmo esse lugar ! Assisti Outerlander.e achei muito lindo o filme com CATRIONA BALFE
Magda Cristina Pereira
Sou encantada com suas escritas ano que vem estarei na Escócia e sem dúvida alguma tentarei atravessar as pedras… Quem sabe eu não consiga . Amo aquele país encantador.
Raquel
Excelente texto!
anelise
Obrigada por ler e comentar, Raquel, fico super feliz!
Adalene Gomes claudio
Oiê amo a escocia sem conhecer imagina conhecendo ❤️
Ianara Caleffi
Que incrível.
Amei o texto e ri muito também.
Obrigada por compartilhar.
❤
anelise
Oi Ianara! Que bom que você gostou. Saber que as pessoas gostam me encoraja a continuar contando minhas aventuras escocesas!
Valdirene Maria Silva
Adorei você ter compartilhado. Como você soubuma eterna sonhadora e acho lindo e incrível todas essas histórias.
Anelise
Obrigada, Valdirene, fico feliz que você tenha gostado, sou fascinada por todas essas histórias! Obrigada por ler e comentar. Beijos!
Tayna
Texto maravilhoso! !! Além de trazer um conhecimento nos dá risada haha. Espero conhecer a Escócia !
Rebecca
Adorei a matéria. Sonho conhecer a Escócia bem antes da série que só veio para aumentar ainda mais minha vontade.
*também teria tocado em todas as pedras feito uma louca .
Anelise
Hahahaha, sim, eu toco em todas, nunca se sabe!!!
Venha conhecer mesmo, a Escócia é apaixonante!
Tauana
Eu mesmaaaaa… um dia o farei
Juliana Venturini
Como sonho em conhecer a Escócia, fico toda vislumbrada com tanta beleza…
Ana Cristina Ribeiro
Meu Deus, você é muito divertida! Já amando seu blog
Anelise
Obrigadaaa!!! :*
Giovana Lopes
Adorei! Seu humor é ótimo! Muito obrigada pelas fotos lindas e por nos ter passado as sensações que sentiu ao visitar esses lugares.
Parece ser uma terra linda! Hei de vistá-la, ainda! Abraços!
Anelise
Oi Giovana!! Obrigada!! Acho que coisas boas e interessantes devem ser compartilhadas, e a Escócia está cheia delas! Que bom que você gostou, e venha mesmo, você vai adorar! Abraços!
Talita A. Fernandes
Nossa, parece muito interessante visitar os círculos de pedras, apesar de não ter a viagem no tempo, com certeza tem muitas aventuras! Achei esse “direito de vagar” bem interessante hehe. Comecei a assistir e ler Outlander recentemente e achei o post muito legal.
Abraço.
Anelise
Oi Talita! Obrigada por ler!! 🙂
O direito de vagar é ótimo, logo faço um post explicando direitinho. Abraços!
Fischer
Legal, mal posso esperar para tocar nas benditas pedras, e mesmo meu inglês sendo uma porcaria e não sabendo falar nem um oi em gaélico não terei medo de pedir para me levarem hahhha, mas claro que vou levar uma bolsa com o necessário, seria tão magnífico se fosse real, mas estou indo para descobrir caso não seja será um pouco decepcionante
Anelise
Sim, não esqueça dos apetrechos de sobrevivência modernos!
Mariana Santana
PRECISO tocar nessas pedras!!!! Escócia, que paraíso de lugar. Um dia eu ainda vou pra lá. E eu amei o texto, bem escrito e de um humor ímpar.
Anelise
Oi Mariana, venha sim, a Escócia é linda!! Mas já te adianto que as pedras estão todas pifadas!!! 😉
Obrigada por ler!!
Camila
Anelise, compartilho de seu bom humor! Ah! No meu caso além de de fazer todos os movimentos possíveis junto à pedra, acho que até bateria ou mesmo implorava pra que ela me mandasse para a mesma época e com um Jamie muitíssimo parecido(mentira,queria ele…)! Felizarda vc! Enquanto aqui no nordeste , tem lampião de sobra.
Anelise
Oi Camila, essas pedras daqui estão todas pifadas, não adianta!! Rs!!!
Tauana
Acho que não funcionou pq vc não ouviu o zumbido! Kkkkk ou vc não fez sacrifício humano.
Polyne
ameiii o texto e senso de humor..
ja era apaixonada pela Escócia antes mesmo da serie.. agora então meu Deus ! PRECISO JA visitar !
Anelise
Oi Polyne, venha mesmo, a Escócia é apaixonante! <3 Muito obrigada por ler e comentar!! 😀 Beijos!
Cinthia
Vontade imensa de conhecer a Escócia
Anelise
Oi Cinthia, a Escócia é linda, venha mesmo conhecer. Obrigada por ler! 🙂
Bruna M. Oliveira
Eu jurava que Craigh na Dun eram as Callanish Stone. Que diga-se de passagem são bem difíceis de chegar né?!
Estava fazendo um roteiro para uma possível viagem para a Escócia e queria conhecer o círculo de pedra da Callanish Stone, mas fica em uma ilha. #chateada
Mas adorei o post, e quero logo poder conhecer a Escócia!
Beijos;*
Anelise
Oi Bruna! Pois é, Callanish fica mesmo lá onde Wallace perdeu as botas… rs!! É bem fora de mão, então só se você tiver mesmo mais tempo por aqui. Mas tem outras que ficam por perto das rotas mais turísticas, qualquer hora monto um post listando os mais acessíveis. Obrigada por ler e comentar! 😀 Beijo!
Dora
Anelise que legal seus comentários e por causa da série eu vou a Escócia em julho. Bjs
Anelise
Que legal, você vai adorar! 😀 Beijos!
Silvia
Aneliseee…. adorei o texto! A história do turista holandês até já passei adiante! Beijos
Anelise
Obrigada!!! A história do holandês é ótima, adoro!!! 😀 Beijos!!
Celio
Eu adorei o texto, só fiquei com uma gigantesca dúvida: “direito de vagar”, já pesquisei até, me ajuda?
Anelise
Oi Celio!!! Claro, logo logo sai um post explicando direito o que é isso. Obrigada por me lembrar! 😉
Cristiane
Olá, agora estou assistindo Outlander pelo Netflix, mas já sou vidrada pela Escócia desde que assisti no cinema em 1986, o filme Highlander e me apaixonei pelo maravilhoso Connor MacLeod do clã MacLeod.
Devo ter assistido Highlander por volta de umas 20 vezes, no mínimo, tasnto que sabia os diálogos de cor!!
Um dia, um dia … ainda vou à Escócia!
Ainda bem que a gente cresce e vai ficando velhinha mas não perde a capacidade de sonhar e sonhar … e se apaixonar pelas lindas histórias que a 7ª arte nos traz.
Gostei muito de seu texto!
Anelise
Oi Cristiane, obrigada pelo comentário, que bom que você gostou!!! Espero que a gente nunca perca a capacidade de sonhar.
Tamiris
Adorei esse post! Texto muito bem escrito, ri bastante hahah
A Escócia parece ser um lugar incrível de se visitar, apesar das temperaturas desencorajadoras. Espero um dia ter a oportunidade!
Que coragem a sua, ein?! Eu não tocaria nas pedras, vai que esse lance de viagem no tempo funciona mesmo? Se tomar a série como base, eu não duraria mais de uma hora no passado, mesmo com antibióticos kkkkk
Anelise
Sim, ainda bem que a pedra não funcionou, hahahaha, não acho que eu duraria muito também!! Ainda mais com essa nossa saúde frágil de pessoas do século XXI. Sem chances pra nós!!!
Obrigada por ler e comentar!!! 😀
Juliane
Parabéns pelo texto, além de muito interessante seu sendo de humor na escrita é bem contagiante…rs
Estou na 2 temporada de Outlander e me veio questões sobre a existência de Craigh na dun…enfim!
Ótimo post, e pode ter certeza que eu no seu lugar restaria tds as pedras sem dúvida não custa nada tentar não é mesmo? rs
:*
Anelise
Obrigada, Juliane!! 🙂
Não custa mesmo, mas ainda bem que estavam pifados, porque depois pensei melhor e, bom, melhor não, né?! hahaha!! Bjos!
Ri b
Parabéns pelo texto! Sou fã de outlander, aguardo ansiosamente a 3ra temporada e já quero conhecer a Escócia! Muito divertido teu texto e muito esclarecedor!
Anelise
Obrigada!! 😀
Daniella Neves
Ameeeei! Queria ter ido com vc kkkkkk. Ia agarrar as pedras até chegar em outro lugar, ou cair dura mesmo rsrs. Colocarei essas dicas nos planos de férias. Bjs
Anelise
Vem mesmo, não custa continuar tentando, vai que depende da conjunção certa de alinhamento dos astros…. 🙂 Bjos!
Márcia Lunas
Nossa nunca uma série mexeu tanto comigo como Outlander. Estou tão apaixonada que vira e mexe estou aqui na net, pesquisando sobre os lugares, os atores, sobre a Escócia e os highlander… dai me deparo com essa matéria deliciosa, adorei a maneira como escreve, torna o assunto tão interessante que não dá vontade de parar de ler. Parabéns!
Anelise
Obrigada, Márcia!!!
Jessica
Olá! Acabei de assistir a série e estou fascinada.. Coisas místicas fazem muito sentido para mim! Obrigada por dividir sua experiência!
Anelise
Oi Jessica,
Obrigada você por ler e comentar, fico muito feliz com esse feedback!
cleo
Amei esse post e pelo visto quero ler o blog inteiro.
Estou num estado de êxtase com a série Outlander e me motivou mais ainda para saber mais sobre a Escócia… mas nem faço ideia de como e nem por onde conhecer esse país. Eu já me sentia atraída pelo clima úmido e verde, agora então, me vejo viajando para lá.
Vou continuar lendo você…
Anelise
Oi Cleo, obrigada!!
A Escócia é apaixonante mesmo, tem muita coisa linda pra ver, principalmente em paisagens úmidas e verdes, hahaha, então você vai adorar!
Abraços!
Andreia
Eu mim chamo Andreia eu gostei muito de assistir esse filme Outlander
Quando eu tava assistindo eu imaginei eu lá eu sou apaixonada pela roupas que elas vestem eu fico imaginando eu nelas se eu tivesse condições eu iria visitar essa peda eu tinha vontade de ir au passando
maria helena
menina adorei o texto, agora vou assistir a 3ª temporada, adoro
Ana Luiza
Menina, que texto maravilhoso! ahahhahaa Sinto de longe a mesma sensação que vc quando vejo lugares e historias assim, parece que eu já vivi tudo isso em outro tempo, outra época! e os meus gostos só me confirmam ainda mais! Ahooo minha irmã
Anelise
Obrigada, Ana Luiza!
Eu nem me sinto muito desta época moderna mesmo, hehehehe.
Bjos!
Lívia
ameeei
Roselene Lima
Nossa…mas você é mesmo persistente! Percorrer aquele caminho gelado até Tyrebagger , pular o portão do vizinho e não experimentar a sensação de ser transportada à outra dimensão foi uma maldade…Eu estou aqui do Brasil com uma enorme vontade de me aventurar por toda essa cultura. Beijos!!
Anelise
Hahahahaha, verdade, tanto esforço pra nem uma viagenzinha básica no tempo… sacanagem!!!
Beijos!!
Suzane
Eu amei seu texto, a história do holandês é nossa tenho pena desse homem, sinceramente se eu não tivesse ouvido essa história e tivesse lá no lugar dele, provavelmente eu teria pegado um pedra também e teria trago pra casa como lembrança também, mas bom ainda bem que li seu texto né RS, enfim amei as fotos espero ler mais sobre suas viagens.
Anelise
Hahaha, sim, coitado do holandês, acho que esse nunca mais tira pedra de lugar nenhum!!
Obrigada, Suzane, por ler e comentar!! 😀
Abraços!!
IARA ANTONIA LOPES
Boa Tarde! Quando assisti a série Outlander não me imaginava tão fã, que acabei pesquisando tudo o que pudesse para interagir com esse PAÍS MARAVILHOSO…a Escócia, indo e vindo nos sites e imagens encontrei seu blog criativo e respondendo as curiosidades que me faz viajar no tempo. Adoro coisas do passado tenho muitas curiosidades sede de saber mais e mais. Então agradeço a você que gentilmente mata algumas de minhas curiosidades. Me apaixonei pela Escócia. Sonho em poder um dia conhecer.
Anelise
Oi Iara!! Obrigada você, por ler e comentar com elogios. Que coisa boa ter esse retorno!! Espero que você venha sim, a Escócia é apaixonante! <3
Beijos!
Luciana
Amei sei texto, Obrigada por compartilhar sua experiência!
RONALDO MIRANDA
Parabéns pelo seu texto! Adoraria que uma mulher como a Claire viesse do passado e me encontrasse.
luana
Nossa! Adorei sua experiência!
Incrível!
Dani Bauer
Adorei o texto, como sempre me fez rir. Deus me livre viajar pra séculos atrás, não imagino a vida sem saneamento básico e internet. Deixa pra ficção. Adoraria ir num lugar desse pra meditar
Anelise
Hahahaha, sim, também não faço muita questão de voltar no tempo. Ainda mais para um tempo sem aquecimento. Seria um sofrimento, por aqui. Beijos!
ANDREA SILVIA MARQUES
A Escocia esta no meu roteiro do ano que vem , fui para Irlanda ano passado e é bem isso , tudo é lindo , o lugar , as historias , o povo , o frio , alias , eita parte do mundo linda!!!
Anelise
Escócia e Irlanda são muito parecidas, tanto em cultura quanto em natureza. Adoro também! <3
June
Delícia de texto! Gostoso de ler do início ao fim. Parabéns e obrigada por proporcionar o “caminho das pedras” na busca de informações sobre os Circulos.
Anelise
Obrigada!! 🙂
Luana Aquino
Amei! Louca pra conhecer a Escócia. Depois da série mais curiosa eu fiquei. Juntar grana pra ir
Tatiane Gandea
Adorei seu texto!!! Seu humor é empolgante.
Obrigada pela doce leitura.
Anelise
Oi Tatiane! Obrigada vc, por ler e comentar! 😀
Thayná
Ótima matéria
seu senso de humor incrível
com certeza irei conferir
kkkkkkkk
Parabéns!
Tania Presmic
Amei seus posts.
Vou acompanhar.
A Escócia está na minha lista de próximas viagens.
Denis
Comecei a ver Outlander a pouco tempo. E estou gostando bastante!! Você pensa que são só as mulheres que querem voltar no tempo?? Os homens também, mas claro que para encontrar uma linda lady!! Eu adoro esses temas de viagem no tempo, templos antigos, castelos, Ufoligia, espiritualidade!! E quero muito conhecer a Escócia, não só pelas belezas naturais como pela Maria Stuart e William Wallace!! Gosto muito da Escócia!!! Deve ser fantátisco, e a aventura mais ainda!! Parabéns pelo texto!!
Anelise
Obrigada, Denis!!! Nossa, com certeza, viajar no tempo é para todos, hahahaha!!! Eu não quero nem lord nem lady mas tbm adoraria dar uma passeada rápida (rápida, pra não dar tempo de me encrencar muito!). Obrigada pelo comentário!! Abraços!!
Paula
Indo visitar a Escócia em agosto. Pensando em levar meu bikini pra dar um mergulho no lago Nesse… Gosto de viver perigosamente 🙂
Como outras meninas que comentaram aqui, ri horrores com seu post.
Continue assim.
Anelise
Obrigada, Paula! Coragem pra mergulhar aqui, hahahaha. Abraços!!
Nathália
Você ia adorar Stonehenge. Já foi?
Anelise
Oi Nathália, já fui sim. Stonehenge é UAU! Simplesmente. Quero muito voltar.
Jessica
Morrendooo de rir,amei o texto!!Pero yo creo,e si,estan en Escocia!!
Rebeca Nishi
Hahahahaha Diverti-me muito lendo isso e me identifiquei totalmente. Estou completamente apaixonada por ‘Outlander’ e adoraria visitar templos como esse.
E sim, adoraria conhecer ‘Jaime, “O ruivo” ‘ hahahaha mas não sei se daria tanta sorte assim.
Obrigada pela dicas. Vou ler em seguida sobre o ‘direito de vaga’ 😉
Silvana Cocchiarali
SIMPLESMENTE SENSACIONAL !!!
ALEXANDRE CESAR DOURADO
Bacana!!!!
Nada Vasconcelos
Ri muito ao se tratar que são pedras feitas de isopor, mas adoraria fazer essa caminhada também. ..
Gedra
Muito bacana o texto,, parabéns !!!
Patricia
Estou apaixonada pela história da Escócia, e esse texto foi muito bacana, ri e aprendi muito. Parabéns! Vou conhecer um pouco do País em Novembro, não sei se vou conseguir ir onde há esses círculos, mas vai que… rsrsrs
Anelise
Oi Patricia, tenta ir sim, vai que…. hehehehe!!!
Patricia Gerlach
Existe pedras semelhantes a da série na Ilha de Lewis, chamadas de Pedras de Callanish. Vc foi visitar elas? Achei muito parecida, e a lenda que se conta por lá se parece com o que diz a autora. No entanto, não passam de belas lendas… Sinto muito meninas… kkkkk
Anelise
Sim, conheço!! Tem outro famoso nas ilhas Orkney também. Aliás, tem vários circulos de pedras menores por aqui, mas os dois mais fomosos são esses. Ao que tudo indica, ou já perderam os poderes ou é lenda mesmo, hahahaha.
Adri kansha
amei seu texto e seu senso de humor
Anelise
Obrigada, Adri!!
juliana forzan
Adorei o texto
Morgana
Olá!
Como faço parar chegar ao circulo de pedras mais próximo de Inverness ou Edimburgo? Quais os transportes, etc?
Anelise
Oi Morgana, perto de Inverness os mais acessiveis são o Clava Cairn e o Corrimony. Dá pra chegar de carro bem pertinho deles, mas ambos ficam fora da cidade. Perto de Edimburgo, tem 3 standing stones que faziam parte de um circulo maior, perto do aeroporto (Huly Hill Standing Stones) e ruinas de outro circulo um pouco mais à oeste, Cairnpapple Hill. Mas tem muitos mais pelo salpicados pelo caminho entre essas duas cidades. Espero ter ajudado. 🙂
morgana
Oi, gostaria de informações sobre standing stones mais acessíveis hahaha
Amei o texto
Anelise
Oi Morgana, ih, tem várias, nem todas muito acessiveis não, muitas ficam no meio de fazendas, por ex, ou exigem certa caminhada. Aberdeenshire é a região com mais círculos aqui na Escócia.
ELENITA
Excelente texto,cheio de informações . Amo OUTLANDER,Escócia, Highlanders,Druidas tudo me interessa.
Parabéns!!!!
Kerolyne Magalhães
Que incrível!!!
Eu amei seu texto e os relatos de sua experiência, conforme ia lendo eu só ia escutando a trilha sonora da série em minha mente.
Fiquei morrendo de vontade de ir pra Escócia, quem sabe um dia eu consiga ir. <3
Roberta
Adorei seu humor!
Adriana Leite
Amei tudo que li…
Parabéns!
Maria De Lourdes dos Santos
Amei o texto Anelise, você é ótima!Um dia ainda Irei na Escócia, Colocar minha mão em uma pedra (claro munida de meus apetrechos modernos e até para pequenas cirurgias hehehe)Mas se não der certo vou ficar feliz se um escocês me chamar de Sassenac!!! Vai ser muito booooom!!!
Brena
Meu Deus que sonho ir na Scotland, um dia com certeza irei! Amei ler esse texto.
Sandra Maria
ANELISE!
AMEI!
SIM, TENHO CERTEZA QUE O AMIGUINHO QUE LEVOU UMA PEDRINHA EMBORA TEVE PROBLEMAS NA VIDA DELE. DEVOLVAM A PEDRA, PEOPLE … BJOSS ANELISE!
Rafaela Costa
Você estava com Alguma pedra preciosa ao tocar as pedras? Kkkkkk
Ótimo texto ❤
Michèle
Texto lindo e bem humorado❣️
A viagem no tempo através das pedras é só pra quem houve o chamado
day
talvez para viajar precisa ser uma pessoa específica para a questão…eu acredito.
Alessandra
Adorei seu texto e sua aventura pela Escócia , meu sonho um dia poder compartilhar minhas viagens pela Escócia e por Inverness…, e que sabe fazer uma viagem no tempo até um clã e encontrar por lá um belo Jamie..rsrs
Marta
dicas que realmente ajuda muito
Catiuce
Oi Anelise , eu e meu marido ficamos fascinados pela história toda, qual a dica que tu daria para viajar para Escócia e aproveitar e conhecer cada pedacinho dessa história?
Dei algumas risadas com o seu texto e super me identifiquei , óbvio que tocaria e abraçaria as pedras kkkk.
Anelise
Oi Catiuce, a que história exatamente você se refere?
Mar Florence
Aaaaa eu estou fazendo um trabalho para facu e não pude deixar de colocar a Escócia como tema; e desde que eu li outlander a cultura do lugar me deixou encantada.
Mas oq eu gostaria de dizer q essa for a melhor postagem que eu já li, simplesmente amei como escreveu e todas as informações.
Anelise
Obrigada!!!! Tem mais informações sobre círculos de pedras lá no meu instagram: @vidanaescocia Tem um destaque inteiro chamado “Circulos de pedras”, e aí também respondi várias perguntas sobre o assunto, pois sou arqueóloga e estudo o assunto.