Eu sempre me impressiono, quando vejo um desses memoriais de guerra locais, com a quantidade de nomes listados.
Vilarejos que são muitos pequenos hoje, e deviam ser ainda menores naquela época, perderam dezenas de homens para as Guerras.
Fico imaginando o impacto disso nas famílias, na comunidade, na nação. Mais 75 mil escoceses morreram lutando na Primeira Guerra Mundial. Isso significa que 27% dos soldados que saíram de casa para defender o país nunca mais voltaram. É um número desproporcional se comparado ao percentual de soldados mortos em outros países do Reino Unido – média de 11%, ainda mais se consideramos que a população da Escócia representava apenas um décimo, ou pouco mais que isso, da população total do Reino.
Na Segunda Guerra Mundial, 57 mil escoceses morreram em batalha, um número que também é desproporcional.
No dia de hoje, às 11 hs da manhã, todos por aqui vão fazer dois minutos de silêncio, para relembrar e homenagear esses homens que perderam suas vidas longe de casa.
É o “Remembrance Sunday”, e acontece todo segundo domingo de novembro. A papoula vermelha é símbolo dessa lembrança, e aparece por todo lugar, nessa época. Mas é bom lembrar que não foram só os soldados, não foram só homens. O esforço e o sofrimento das guerras foi conjunto e abrangente. Homens que não foram para as guerras também morreram em função delas, bem como mulheres e crianças. As vidas de todos foram profundamente transformadas, famílias foram separadas, comida foi racionada, tudo ficou incrivelmente mais difícil e assustador. E se estamos aqui hoje, achando que essa pandemia de coronavírus, que ainda nem fez um ano, é algo difícil de lidar, imaginem guerras de muitos anos.
Como forma de lembrar e de homenagear todas as vítimas, não só os soldados, surgiu a papoula branca, que muitos usam junto com a vermelha. A cor branca nos faz lembrar que, embora essas mortes de soldados devam ser honradas, não podemos ignorar outras vítimas indiretas dos conflitos, e não devemos glorificar guerras, e sim buscar a paz.
Ano passado, eu já havia feito um post sobre essa data, e contado uma história do Pedro sobre isso:
Deixe um comentário