Lembro que, antes de ter filho, eu pensava – e às vezes falava – que não deixaria meu filho acreditar em nenhuma dessas bobagens, onde já se viu, que falta de honestidade, deixar a pobre criança inocente acreditar em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, etcs, que traição à confiança que a criança tem nos pais!!…. Mas ah….. gente…. nada como a maternidade pra virar a gente pelo avesso, dar uma boa sacudida, uns tapas, e basicamente abduzir a pessoa que éramos e substituir por outra. 😂 Hoje eu sou super a favor de construir todo tipo de mundo mágico ao redor do meu filho, e ele vai sim acreditar em tudo que tiver direito e em tudo que tiver o poder de colorir ainda mais a infância dele. Então estamos 100% a bordo de todas as tradições brasileiras e, agora que estamos aqui, escocesas.
Quando eu era criança, não lembro de ouvir falar de nenhuma tradição ou superstição associada aos dentes de leite. Os filmes americanos nos apresentaram a Fada dos Dentes mas, pelo menos na minha época, a prática não havia sido importada. Aqui na Escócia, a tradição também é da Fada dos Dentes, e todos os coleguinhas da escola colocam o dentinho embaixo do travesseiro pra ganhar dinheiro da fada. Então, quando o primeiro dentinho do Pedro caiu, seguimos a regra, e no dia seguinte tinha até uma cartinha minúscula da fada, com envelopinho e tudo, pra ele.
Peguei o modelinho aqui. Pensem numa criança feliz!!!
Ontem, quando fui buscá-lo na escola, ele saiu da sala feliz da vida, carregando uma sacola com uma almofadinha e um livrinho que ganhou da escola, para usar/ler e devolver depois, porque o dente dele caiu no meio da aula! Achei muito legal a escola ter preparado algo especial assim, e postei a foto na página do facebook, pra mostrar pra vocês:
Perguntei como era onde vocês moravam, se havia alguma tradição, e algumas pessoas mencionaram que jogavam o dente no telhado! O livrinho da escola menciona esta tradição também, junto a outras ao redor do mundo, e achei tão interessante que resolvi compartilhar uns pedacinhos dele aqui.
Aliás, o livro, que se chama “Throw Your Tooth on the Roof: Tooth Traditions from Around the World”, só existe porque a autora, americana, estava falando, em um grupo, sobre a fada dos dentes, e uma amiga brasileira dela perguntou “quem é a fada dos dentes?”. Então ela se deu conta que cada país/cultura tinha uma tradição diferente, e resolveu pesquisar e juntar essas tradições em um livro para crianças.
Deu pra perceber, pelo livro, que a Fada dos Dentes está presente em todos os países de colonização inglesa, como EUA, Austrália, Canadá, etcs.
Em países de colonização espanhola, é geralmente um rato que vem buscar o dente da criança.
Tradições que envolvem ratos estão presentes em várias outras culturas também, o que torna dificil imaginar de onde foi que essa história do rato saiu.
Na Argentina, “El ratoncito”. No Brasil, duas tradições brasileiras que eu não conhecia são mencionadas: uma que envolve recitar um poema para que os pássaros levem o dentinho (alguém conhece esse poema em português?), e outra que consiste em jogar o dente no telhado e pedir para São João trazer um dente novo.
Jogar no telhado também é bem comum, e existem variações disso no mundo inteiro.
Em vários países árabes, eles jogam para o sol. Fiquei me perguntando se jogar para o sol e jogar no telhado não estariam relacionados, afinal, é tudo “jogar para o alto”.
Algumas tradições são únicas e bastante específicas, como a do povo Navajo, que manda enterrar o dente ao leste de uma árvore.
E a do Nepal, onde enterram o dente no jardim ou o disfarçam em um bolo de lama e jogam no telhado, pra evitar que algum pássaro o coma (se comer, o novo dente não vem).
Agora, uma que me fez rir, foi a da Alemanha. Porque aqui está o mundo inteiro, cheio de tradições e superstições, jogando dente pra lá e pra cá, entre ratos e passáros e poeminhas, com olhos brilhando de magia e encanto, e os alemães, como estão?
🤣🤣 Ah… o pragmatismo germânico!! Talvez isso explique porque minha infância em Santa Catarina não tenha tido nenhum ritual mágico de dentes… 😅
Nos divertimos bastante lendo o livrinho (que obviamente não posso reproduzir todo aqui), e ele infelizmente só está disponível em inglês, mas está a venda na Amazon do Brasil. Segue o link dele pra quem tiver interesse: https://amzn.to/2YOqQ0V)
Patricia Melo
Adorei, vivi essa tradição de jogar o dente no telhado para o rato e os meus filhos também. Nossa identidade cultural é uma firça motriz incrível. Belíssima atitude em divulgar e resgatar tantas tradições bacanas.
Teresa
Lindo texto
A única coisa que eu sabia, e já tinha visto – era mães mandarem colocar um acabamento com uma argolinha, no dente, e pendurar numa corrente ou pulseira.
Eu tenho um numa pulseira
Alex
Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
🙂