F.A.Q. Vida na Escócia – Turistar

Qual é a melhor época para conhecer a Escócia?

Essa é a pergunta que mais me fazem, então escrevi um artigo exclusivo sobre isso lá no portal Brasileiras pelo Mundo:

http://www.brasileiraspelomundo.com/escocia-qual-a-melhor-epoca-para-visitar-071747302

Qual a temperatura média em ……, no mês….?

O site abaixo tem temperaturas e outras informações de clima mês por mês, para Edimburgo, mas você pode mudar, no campo superior à direita, para outra cidade que vá visitar por aqui, como Inverness, Glasgow, etcs.

http://www.holiday-weather.com/edinburgh/averages/january/

Quanto custa visitar a Escócia?

Isso é bem relativo, porque os preços de passagens variam (às vezes tem promoções, por ex), e depende do tipo de hospedagem, da alimentação, da quantidade de dias que a pessoa planeja ficar e dos passeios que pretende fazer.

Mas encontrei um site que podem ajudar a fazer uma estimativa de preços:

https://quantocustaviajar.com/escocia

Qual a moeda da Escócia e qual o valor dela em relação ao real? 

A moeda da Escócia é a libra, e é possível conferir a cotação – sempre atualizada – aqui:

https://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/libra-esterlina-reino-unido/

Que lugares devemos visitar se temos 4, 7, ou 15 dias livres na Escócia?

Os passeios vão sempre depender dos interesses de cada um, mas seguem minhas recomendações pessoais de como você pode aproveitar melhor sua estadia na Escócia com esses tempos:

Se você tem apenas 4 dias na Escócia, eu sugiro 2 dias em Edimburgo (que tem MUITA coisa para ver e explorar) e os outros 2 dias fazendo passeios de ida e volta no mesmo dia para lugares de interesse. Por ex, um dia para o Lago Ness , e outro dia para Stirling (que tem um dos melhores castelos, o maior monumento a William Wallace e também uma Old Town super interessante).

Stirling. Fonte: Frogwell

Outros passeios de mesmo dia que você pode fazer, a partir de Edimburgo:

Rosslyn Chapel 

Rosslyn Chapel Fonte: VisitRosslyn

Linlithgow

Linlithgow.
Fonte: Daily Record

Peebles

Peebles.

Culross

Falkirk Wheel e Muralha de Antonine

North Berwick e Tantallon Castle

Tantallon Castle
Fonte: CapnFish

Se você tiver 7 dias, além de poder escolher mais desses passeios acima, sugiro fazer um tour mais longo pelas Highlands, dormindo pelo caminho para poder visitar mais lugares. Meu post sobre as Highlands ajuda a ter uma noção melhor dessa região e seus destinos.

Com 15 dias, pode-se pensar em um roteiro mais completo, que inclua algumas ilhas, por exemplo ou, alternativamente, passar mais tempo em um mesmo lugar, para aproveitar bastante.

Quais as melhores opções de hospedagem? 

Booking é um dos melhores para comparar preços.

O AirBnb também é bastante usado.

Se você não se importa tanto com conforto (um sofá-cama serve) e gosta de conhecer pessoas novas, pode se inscrever também no Couch Surfing, que permite que você se hospede de graça na casa de moradores que também participam do programa.

Para uma experiência diferente, se hospedando em lugares incomuns, como igrejas, barcos e faróis, consulte o Quirky.

Vale mais a pena ir direto ou ir a partir de Londres?

Acho que, se a intenção for visitar só a Escócia, então é melhor vir direto a Edimburgo. Mas aproveitar a escala e passear uns dias em Londres também pode valer a pena. É possivel vir de avião, trem ou ônibus, da Inglaterra, e os preços variam bastante. Não tem como dizer qual seria mais barato, porque depende de promoções e datas. O negócio é pesquisar preços e opções com antecedência.

Para fazer um tour pelas Highlands é melhor ir com empresas que fazem tours ou alugar um carro e ir por conta?

Depende MUITO do objetivo de cada um. Muita gente acha que é melhor fazer por conta, porque deixaria o passeio mais barato e tal. Isso nem sempre é verdade, porque tem tours para todos os gostos e bolsos. Mas, ainda que seja mais em conta, eu sou da opinião que o barato pode acabar saindo caro. Quando não se conhece nada, é muito mais tranquilo fazer um tour. Além de poupar do estresse que pode ser dirigir por aqui (mão contrária, regras de trânsito diferentes, estradas com gelo, dependendo da época), em um tour você não se preocupa com a estrada, nem com o roteiro e pode só ir curtindo melhor as paisagens. Um guia também vai ter um conhecimento de história local e de pontos interessantes que dificilmente você vai adquirir pesquisando na internet antes de vir.

Mas claro que isso vai depender da situação e objetivo de cada um. Se já é a segunda ou terceira vez que a pessoa vem para a Escócia, se já conhece e quer apenas explorar mais, ou voltar para lugares favoritos, então pode ser uma boa ir por conta. Ou quando a pessoa não encontra um tour que corresponda aos seus interesses.

Também depende muito do perfil de cada um. Tem gente que curte muito planejar a viagem toda, organizar todos os detalhes, pesquisar bem roteiros, transportes, horários e acomodações, e consegue montar um itinerário digno de agência de viagens! Pra muitas pessoas, todo esse “trabalho” é parte importante da diversão que uma viagem traz. Essas pessoas se saem bem em qualquer lugar indo por conta, devido à organização, e estão mais preparadas pra lidar com possíveis adversidades. Mas tem gente que realmente não gosta de passar horas pesquisando, organizado, comparando e se preocupando com detalhes, que quer viajar sem ter que ficar quebrando a cabeça com planejamentos. Pra essas pessoas, que não curtem tanto os preparativos e preferem não se preocupar ou se incomodar com os detalhes de uma viagem, tours ou excursões são provavelmente a melhor opção. Afinal, esses serviços existem justamente para liberar o turista da parte chata da viagem e deixá-lo livre para aproveitar o melhor de cada lugar.

Dicas de tours:

Segue uma lista de agências de turismo que oferecem tours aqui na Escócia. A maioria delas pode ser contratada com poucos dias de antecedência, ou mesmo na véspera. Várias possuem quiosques e escritórios na Royal Mile, em Edimburgo, e por isso são bem fáceis de contratar. Passeios mais populares, como para o Lago Ness, possuem saídas diárias a partir de Edimburgo.

https://www.rabbies.com/en/scotland-tours/from-edinburgh

http://www.highlandexperience.com

http://www.scottishtours.co.uk/tourindex.asp

https://www.heartofscotlandtours.co.uk

Se você fizer uma busca pela internet, vai encontrar outros, mas esses são os mais bem cotados, na minha opinião, e com preços justos.

Todos esses que citei são com guias falando inglês. Existem algumas opções, nessas mesmas empresas, de tours em espanhol também. Mas se você tiver dificuldade com a língua e preferir um passeio em português, então eu recomendo a Passeios Escócia, que tem os melhores preços para passeios privados em português (desafio quem ache mais em conta!) e que incluem roteiros personalizados. É basicamente como ter um motorista português particular (o querido Antônio) pra te levar por onde quiser e mostrar o melhor da Escócia. Ótimo pra quem quer vir passear e conhecer tudo sem ter que se preocupar com absolutamente nada além de curtir o passeio.

Tour Outlander:

Muita gente que acompanha meu blog é fã de Outlander e gostaria de conhecer os lugares onde aconteceram as filmagens da série. Felizmente, já existem tours direcionados para os fãs. Seguem links para quem quiser conferir algumas opções:

Rabbies – Tours Outlander

Outlandish Journeys

Highland Explorer – Tour Outlander

Se nenhum desses agradar, a pessoa pode montar o próprio roteiro e fazer por conta ou em passeio privado (vide recomendação acima da Passeios Escócia)

[Esta FAQ, como a outra, será atualizada na medida em que novas perguntas forem surgindo. Então, se você ainda tem alguma dúvida, pode me enviar que sempre faço o possível pra responder]

Anteriores

“É preciso uma vila…” Mudando de país com crianças pequenas.

Próximo

Dez observações despretensiosas sobre moda e beleza em Aberdeen

  1. Bruna Tastelli

    Meu coração acelera só de ler sobre os lugares incríveis que a Escócia tem, tudo aí me lembra Outlander kk espero conhecer em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén

You cannot copy content of this page