Craigmillar, o “outro” castelo de Edimburgo, foi construído no início do século XV e é um dos mais bem preservados da época. Foi ocupado por cerca de 250 anos, e depois abandonado. Hoje está sob os cuidados da Historic Scotland, e pode ser visitado durante todo o ano.
O Castelo pertencia à família Preston, e ainda se vê bem os contornos de um lago artificial na forma da letra “P”, onde eram os jardins.
Uma das histórias mais conhecidas desse castelo envolve Mary Stuart (vulgo Mary, Queen of Scots). Os Preston eram aliados dela, e a acolheram em um momento complicado (aliás, vamos combinar que a vida dessa mulher era um festival de momentos complicados e conspirações). Mary estava grávida de 7 meses de seu primeiro filho, jantando, quando, na sala ao lado, seu secretário pessoal foi assassinado a facadas, a mando – supostamente – de Lord Darnley, marido de Mary.
[No Palácio de Holyrood, existe uma placa indicando o local exato onde ele foi esfaqueado até a morte]
Veja bem, isso é o que acontece quando você casa rápido e engravida logo do seu primo, só para dar nos dedos da sua outra prima inglesa (Elizabeth I) que não tem filhos para herdarem o trono. Ele parecia um cara bacana, bonitinho e divertido, um segundo marido ideal e com todos os requisitos de nobreza para responder às demandas que a vida de rainha traz. Mas foi só casar que o sujeito mostrou a verdadeira cara: bebia muito, ficava violento, brigava com todo mundo, fazia inimizades desnecessárias, etcs. E ficou completamente surtado na tal coroa matrimonial, que daria a ele direito ao trono da Escócia caso Mary morresse sem filhos. Ela, que não era louca, se recusou a dar a tal coroa para o marido, e Lord Darnley resolveu que essa desfeita era motivo para ficar perturbando e encrencando como se não houvesse amanhã.
Então, grávida, e se sentindo insegura ao lado do seu doido consorte, Mary ficou hospedada no Castelo de Craigmillar, longe do marido mas ainda no burburinho político de Edimburgo. Pouco antes de ela partir, foi tramado o assassinato de Darnley, mas não se sabe se com ou sem o conhecimento dela (eu aposto em “com”, porque sei como era o pessoal daquela época…). A conspiração ficou conhecida como Craigmillar bond.
Mas voltemos ao castelo: ele é cheio de cantos e salas para se explorar, dá pra passar muito tempo ali, descobrindo tudo. E está cheio de unicórnios escondidos em brasões. 😍
Também fiz um vídeo rápido de partes do interior do castelo:
O castelo de Craigmillar também foi utilizado nas filmagens da 3a temporada de Outlander, e provavelmente vai aparecer como sendo a Ardsmuir Prison.
Endereço: Craigmillar Castle Road, Edinburgh, EH16 4SY
Horários:
1 Abril a 30 Setembro:
Segunda – Sexta: 9.30am -5.30pm
1 Outubro a 31 Março:
Diariamente, exceto quintas e sextas: 10am – 4pm
Entrada: £5.50
Carol Logan
Olá Anelise,
Adorei as fotos! Elas fazem meu coração vibrar!
E a música do vídeo tbm..
Por falar nisso, que sugerir que faça uma seleção de músicas escocesas..
Pois a busca no youtube nos leva sempre para a “Amazing Grace”rsrs
Bjinho
Grasimendonca
Adorei Anelise.Como assisto Reign aprendi a amar a Mary Stuart.Que vida complicada teve aquela mulher
Anelise
Muito complicada!!! Mas ela tbm não era fácil, a série deu uma melhorada, hehehehe.
Súlia
Nossa, deu uma vontade de conhecer esse local. Tenho uma verdadeira paixão pela Escócia, só conheci Edimburgo e muito rapidamente, não deu pra ver muito e fiquei com gostinho de quero mais. Seu blog é fantástico!!!
Anelise
Obrigada, Súlia!!!
A Escócia está cheia de cantinhos incríveis, vale a pena passar mais tempo pra explorar melhor.
meus segredos da fertilidade
Adorei seu site. Demorei para encontrar conteúdo de qualidade. Pesquisei muito até encontrar. Obrigado. Fique com Deus.
segredos da fertilidade
Muito bom o conteudo do seu site. Parabéns
Cibele Estlin
Estou encantada! Mas gostaria de ver o conteúdo de vcs também no Instagram 🙁
Anelise
Oi Cibele, instagram tem o meu pessoal @anelisezav, dá uma olhada lá, posto fotos daqui sempre que lembro! Abraços!!